PARA AS MAMÃES QUE TEM ALERGIAS E QUE ESTÃO GRAVIDAS


Maçã e peixe contra alergia infantil

Uma boa alimentação é uma recomendação essencial para todas as pessoas, especialmente para as gestantes.
Uma nutrição adequada garante, tanto para a futura mamãe quanto para seu bebê, a possibilidade de um parto adequado e um bom peso ao nascer, além de um risco menor de complicações e doenças.
Mas, será que a alimentação na gestação poderia interferir de forma negativa na saúde do bebê, a ponto de ocasionar doenças alérgicas, como a asma?
Foi pensando nessas questões que pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, e outros colaboradores, desenvolveram um estudo publicado na revista médica Thorax.Aproximadamente 1.250 crianças, com cinco anos de idade, foram avaliadas na pesquisa.
Os investigadores avaliaram em especial a ocorrência de asma e de eczema, um tipo de doença de pele decorrente de alergia.
Suas mães foram entrevistadas por meio de um questionário, a fim de se descobrir se alguns alimentos ingeridos por elas, durante a gravidez, como frutas, cereais, gorduras, peixes, entre outros, poderiam estar associados ao desenvolvimento de doenças alérgicas.
De acordo com os resultados, nenhum alimento ingerido pela mulher durante sua gravidez esteve relacionado ao surgimento de doenças alérgicas nas crianças analisadas.
Contrariamente, uma descoberta chamou a atenção dos pesquisadores: o consumo de peixe e de maçã pelas mães parece ter um papel de proteção contra o desenvolvimento de doenças alérgicas em seus filhos.
Os dados encontrados só fortalecem a importância de uma nutrição balanceada e saudável durante a gestação.
Um passo importante para a futura mamãe e também para o seu bebê.
Os dados encontrados só fortalecem a importância de uma nutrição balanceada e saudável durante a gestação.

Fonte de referência: revista Boa Saúde